Ele é lindo e maravilhoso! É mais do que esperava!

Aline BarrosCantora

A frase bem que poderia ser de uma menina apaixonada pelo príncipe encantado. Mas é da cantora e pastora  Aline Barros. E não se refere a um príncipe, mas ao aplicativo “Bíblia AB – A Criação”, o primeiro de uma série de apps infantis para telefones e tablets em que Aline apresenta a Bíblia para crianças. O desenvolvimento do app ficou por conta da Panzer. “Nesse projeto, funcionamos como um liquidificador, onde misturamos todos os ingredientes trazidos por cada um dos envolvidos: ilustrações, trilha sonora, sonoplastia, roteiro e, principalmente, ideias. É aqui que tudo isso se mistura e vira aplicativo”, explica o diretor da Panzer, Daniel Scofano.

A ideia de desenvolver o app “Bíblia AB – A Criação” surgiu quando a coordenadora de novos projetos da Aline viu um aplicativo internacional sobre a Bíblia. “Mostrei para a Aline e seu marido, o Pr. Gilmar. Eles ficaram encantados”, conta Giselle. “Quando vi que poderíamos desenvolver algo da Bíblia, voltado para as crianças, meu coração explodiu de alegria”, lembra Aline Barros.

Para a cantora, os apps podem ser ferramentas importantes na educação. “Meus filhos brincam muito com aplicativos. Existe um interesse muito grande das crianças nessa área tecnológica. E nós como pais responsáveis pelos tesouros que Deus colocou em nossas mãos, sempre ficamos muito atentos a tudo que elas absorvem”, observa Aline.

Uma vez tomada a decisão de transformar o projeto em realidade, o passo seguinte. “O Pastor Gilmar e a Aline deram o tema: “A criação”. Então, começamos a desenvolver junto com a roteirista, Gabriela o que queríamos enfocar”, descreve Giselle, coordenadora do projeto. À equipe, juntaram-se Elivelton Horst , responsável pela sonoplastia e trilha sonora; Leonardo Conceição, ilustrador; e a Panzer, estúdio responsável pelo desenvolvimento do app.

Com duas filhas de idades bem diferentes – 9 e 20 anos – a coordenadora já estava mais do que familiarizada com o “mundo dos aplicativos”. “As meninas me ajudam a não ficar pra trás nas tendências de tecnologias, músicas, ritmos, filmes e tudo que surge, tanto para crianças quanto para jovens”, entrega.

Mas se a experiência como usuária já era grande, a de gerenciar o projeto de um app ainda era novidade. “Quando decidimos fazê-lo, eu não tinha ideia de quem procurar para o desenvolvimento disso, mas um dia, o Pastor Gilmar estava nos EUA e recebeu um e-mail que falava sobre uma série de apps que a Panzer desenvolveu para o canal Gloob. Gostei muito do que vi e contatei o Daniel”, explica a coordenadora de novos projetos, referindo-se aos apps: DPA-Detetives do Prédio Azul.

A Criação

Davi e Golias

A Inspiração

O entusiasmo para desenvolver o app tomou conta da equipe da Panzer desde o começo. “Quando ligaram para nós e explicaram por alto a ideia, ficamos animados logo de cara. Adoramos desenvolver aplicativos e trabalhar para o público infantil é sempre um desafio bacana, você precisa se colocar no lugar da criança que vai usar esse aplicativo”, explica o diretor da agência, Daniel, pai de uma menina de seis anos. “Sou apaixonado por games desde criança e me lembro das coisas que eu gostava em cada época. Minha filha também adora. Jogamos bastante juntos e curto observar como ela interage com cada tipo de aplicativo”, revela Daniel, deixando escapar que a filhota acaba virando “cobaia”: “Todos da equipe testam e jogam os games que desenvolvemos, mas o comportamento das crianças é sempre muito espontâneo e isso ajuda a identificar ajustes que eventualmente precisam se feitos”.

É na própria infância que o ilustrador Leonardo encontra parte de sua inspiração ao criar para o público infantil: “Ilustrar para crianças é muito interessante porque me sinto livre para despertar aquilo que eu gostava quando era mais novo, isso inclui sensações, cores e composições”. Uma das principais referências de Leonardo é o ilustrador Joey Chou, que desenvolve artes para animação. “Gosto da forma como ele resolve a imagem usando formas geométricas, com texturas e simplificações gráficas”, analisa. Ele explica por que buscou dar essa atenção na direção de arte: “Hoje a maioria dos Apps são vetoriais e sem textura, o que não transmite sensações das quais a interatividade pode se beneficiar de forma secundária”.

O Projeto

Ao todo, o projeto levou seis meses para ficar pronto. Isso porque, além de muita inspiração, também teve muita transpiração. “Levamos mais tempo até definir o visual e o pré-projeto. Depois disso, a cada dia trabalhava pelo menos sete horas por tela”. Na outra ponta, a Panzer reunia as ilustrações de Leonardo, com o roteiro de Gabriela, a trilha de Elivelton, as ideias de todos – e não faltaram ideias – e transformava tudo em códigos que deram forma ao projeto. “Foram pelo menos 320 horas de trabalho dedicadas a esse aplicativo”, contabiliza Daniel.

Aline Barros participou ativamente: “Acompanhei de perto cada escolha das cenas, dos personagens, dos animais, dei minhas sugestões”. Enquanto isso, o teste de qualidade era feito em casa: “Mostro tudo pra minha família e recolho cada sugestão e crítica”.

“Tivemos várias reuniões e a cada encontro, surgiam novidades”, conta Daniel, que teve a ideia de inserir no aplicativo um atrativo a mais para a meninada.

“Criamos um jogo dentro do aplicativo, com joias escondidas em cada tela. A ideia é que, assim, as crianças explorem todas as opçoes e descubram novidades a cada vez que brincarem com o app”, observa.

O presente da Panzer foi prontamente aprovado por Nicolas, filho mais velho da cantora Aline Barros. Assim que o aplicativo foi lançado, Aline mostrou a novidade a suas crianças e observou as reações. “O Nicolas tem 11 anos e ficou muito atento a cada parte do aplicativo, ouviu todos os áudios, mas o que ele prefere é procurar as joias espalhadas pelas telas”, conta Aline, ressaltando a diferença entre os gostos de cada um de seus filhos: “A Maria, minha filhota de 3 anos, não para de estourar as nuvens que têm a forma dos bichinhos e de ouvir o nome dos planetas”.

É muito legal ver o rostinho das crianças que veem o app pela primeira vez, elas tomam um susto quando ouvem a voz da Aline e percebem que aquele personagem desenhado é ela. O app tem agradado a crianças de diversas idades e também aos pais, que tem um suporte no ensino da Bíblia aos pequeninos. Mas, como ninguém é de ferro, a coordenadora do projeto também entra na brincadeira: “Minha tela preferida é quando os animais estão interagindo. Amo ver a carinha do macaco quando o elefante grita. E sou a campeã de pegar as joias”, diverte-se.

Já o ilustrador Leonardo, revela que ao ilustrar sempre imagina como seria se estivesse brincando e conta que vira criança de novo em trabalhos assim. Ele elegeu seu personagem favorito no app: “Eu gostei bastante de fazer a baleia, ela é muito simpática”.

Aline Barros é mais “diplomática”: “Mãe não gosta só de um pedaço do filho, né? Amo tudo desse app, cada parte foi feita com amor e carinho pensando em agradar as crianças e tornar a mensagem do amor de Deus mais próxima de todos”.

E se a experiência pessoal de cada um dos envolvido no projeto tem sido positiva, as famílias que baixaram o app também estão pra lá de satisfeitas. “Temos recebido mensagens não só do Brasil, como do exterior mostrando a alegria e contentamento dos pais e das crianças com o lançamento do app. Isso nos deixa feliz e com mais responsabilidade também, temos que fazer cada um melhor que o outro”, pontua Aline Barros.

Com tanto sucesso e responsabilidade, o próximo projeto não poderia demorar para começar. Já estamos desenvolvendo o segundo capítulo, que será lançado em janeiro, mas é surpresa. O público da Aline vai se admirar com tudo que estamos preparando. Além da Bíblia AB, também estão em desenvolvimento projetos de jogos educacionais. Vai ser um sucesso.

A Criação

Bíblia Infantil da cantora Aline Barros, com muita interatividade e ensino da Palavra de Deus.

  • Aprenda sobre a criação de forma divertida e alegre!
  • Você vai conhecer o nome dos planetas do Sistema Solar e as fases da lua.
  • Encontre todas as jóias da coroa que estão escondidas nos dias da criação.
  • Ao final do jogo, volte na home e veja quantas você conquistou.
  • Clique no “?” para obter ajuda e saber todas as interatividades das telas.

iOS Android

Davi e Golias

Bíblia Infantil da cantora Aline Barros, com muita interatividade e ensino da Palavra de Deus.

  • Aprenda sobre Davi e Golias de forma divertida e alegre!
  • Encontre todas as jóias da coroa que estão escondidas nas telas.
  • Ao final do jogo, volte na home e veja quantas você conquistou.
  • Clique no “?” para obter ajuda e saber todas as interatividades das telas.
Android

Uma bênção Deus abençoe este trabalho grandemente. Muito bom...

Carlinhos Fenerich

Muuuito legal, ensina divertindo, a criançada vai gostar!

Gilberto Ribeiro

Aline Barros para crianças é investimento na educação cristã de nossos filhos.

Iclea Cris

Bom e o preço é justo. Nota 10!

Vanda Santos

Adorei poderei ler a cada dia com meu filho!!! Mas se ele fosse completo seria melhor!!!

Marta Helizoneide Ferreira Araujo

Gracas a Deus. App que agrega..

Vitor Liberatti